Quando o assunto é energia renovável, e, principalmente energia solar, os painéis solares são os protagonistas da conversa.
Afinal, esses dispositivos que mais parecem espelhos refletindo a luz do sol, são capazes de transformar a radiação solar em energia elétrica, oferecendo uma alternativa limpa e sustentável para o planeta.
Mas você já se perguntou como o painel solar gera energia ou ainda como funcionam os painéis solares? A resposta é mais simples do que você imagina. Continue a leitura e vem com a gente para iluminar esse assunto!
O que é um painel solar?
Também conhecido como placa solar ou módulo fotovoltaico, o painel solar é a peça central do chamado sistema de energia solar.
Formado por um agrupamento de células fotovoltaicas, esse dispositivo tem a função de converter a luz do sol em energia elétrica.
Do que é feito o painel solar?
O painel solar, bem como suas células fotovoltaicas, é feito a partir de materiais que contam com uma excelente condutividade elétrica.
O principal deles é o silício, um semicondutor que tem a incrível capacidade de transformar a luz do sol em corrente elétrica contínua (CC), que pode ser facilmente armazenada em baterias.
Existem dois tipos principais de silício usado nas células solares: o silício monocristalino e o silício policristalino.
O silício monocristalino, apesar de ser a opção mais eficiente, é também a mais cara. Já o policristalino, apresenta eficiência um pouco menor, mas tem um custo até 60% menor, representando uma oportunidade para quem quer investir em energia limpa e sustentável sem gastar muito.
As células solares também contam com uma camada antirreflexiva, que ajuda a absorver mais luz solar, aumentando a eficiência do painel.
Além disso, os contatos elétricos, responsáveis por coletar e conduzir a energia gerada para o sistema elétrico, são feitos em prata ou alumínio.
Qual o tempo de vida útil de um painel solar?
Como vimos, todos os materiais utilizados na fabricação de um painel solar são escolhidos por sua condutividade elétrica, garantindo que a energia gerada seja transmitida de forma eficiente.
Mas não é só isso! Esses materiais também são selecionados por sua durabilidade e resistência às ações do tempo, como chuva, vento e sol, o que confere aos painéis solares uma vida útil bem longa.
Sabia que um painel solar de boa qualidade pode durar até 30 anos? Pois é! E durante todo esse período, ele mantém uma eficiência de geração de energia de pelo menos 80%.
Ou seja, ao investir em um sistema de energia solar, você garantirá uma fonte de energia limpa e renovável por décadas, desde que alguns cuidados, como a limpeza regular e a manutenção preventiva, sejam tomados.
Como o painel solar gera energia?
Muita gente tem dúvidas sobre como o painel solar gera energia, mas o processo é baseado no efeito fotovoltaico, que permite a transformação direta da luz solar em eletricidade. Quer entender como? Vem no passo a passo!
Tudo começa com a absorção da energia solar pelas células fotovoltaicas do painel.
Cada célula é composta por duas camadas de silício, uma positiva e outra negativa, juntas, elas formam um campo elétrico, pronto para capturar os elétrons liberados pela energia solar.
Os elétrons são pequenas partículas carregadas negativamente que orbitam o núcleo dos átomos de silício.
Quando a luz solar incide sobre o painel solar, as partículas de luz transferem sua energia para os elétrons, fazendo com que eles se desprendam dos átomos e se movam livremente pelo material semicondutor.
É aí que o campo elétrico formado pelas camadas positiva e negativa da célula entra em ação, direcionando o fluxo dos elétrons livres de forma ordenada, gerando uma corrente elétrica contínua que é capturada pelos contatos elétricos presentes na superfície das células fotovoltaicas.
Esses contatos são conectados a fios condutores, que direcionam a corrente elétrica para fora do painel solar, rumo ao inversor.
No entanto, a energia elétrica gerada pelo painel solar ainda está em corrente contínua (CC), enquanto a maioria dos aparelhos elétricos e a rede elétrica operam em corrente alternada (CA).
É nesse momento que o inversor entra em cena, ele converte a corrente contínua em alternada, tornando-a compatível para uso. Finalmente, a energia elétrica gerada pelo painel solar está pronta para ser utilizada!
O que é necessário para instalar um painel solar?
Instalar um painel solar requer um investimento inicial para cobrir custos com equipamentos, materiais e mão de obra especializada.
Para isso você vai precisar de:
- Painéis solares adequados ao seu consumo e espaço disponível;
- Inversor para converter a energia gerada em energia utilizável;
- Estrutura de fixação resistente e apropriada para o local de instalação;
- Cabeamento e conectores específicos para sistemas solares;
- Medidor bidirecional para contabilizar a energia gerada e consumida;
Além disso, é essencial ter um projeto bem elaborado, feito por especialistas, para garantir que o sistema seja eficiente e seguro.
A instalação deve ser realizada por profissionais qualificados e certificados, seguindo todas as normas necessárias.
E, depois da instalação, você também precisa regularizar o sistema com a distribuidora de energia da sua região, seguindo as normas da ANEEL.
Todo esse processo pode levar tempo e até mesmo causar transtornos durante a fase de instalação.
Mas e se existisse uma maneira mais simples de aproveitar os benefícios da energia solar, sem precisar lidar com toda essa complexidade?
Energia limpa sem instalação? Conta com a Flora!
Gere sua própria energia com a Flora, tenha desconto na conta e mais!
Com a Flora, você pode gerar energia limpa e renovável sem precisar instalar nada em casa ou no seu negócio. As fazendas de geração de nossos parceiros injetam energia solar diretamente na rede, garantindo a você uma economia de até 25% na conta de luz.
E tem mais: você fica protegido das bandeiras tarifárias, garantindo sempre a bandeira verde!
Como cliente Flora, além do desconto, você acompanha de perto seu impacto financeiro e ambiental. Tudo isso com contratação 100% digital e sem custos ou obras.
Acesse o site Flora e veja como é simples fazer parte dessa mudança!