Geração Z e o consumo consciente: o que podemos aprender com eles?

Para a Geração Z, o futuro não apenas chegou, mas já acendeu a luz. Esses jovens estão trazendo uma nova perspectiva sobre consumo consciente para o mundo, demonstrando que é possível aliar tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social.

Ao acompanhar a Geração Z, podemos aprender valiosas lições sobre como aliar tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social. Vamos entender melhor como eles estão fazendo isso? Continue a leitura e saiba mais!

Quem faz parte da geração Z?

A geração Z é formada pelos nascidos entre 1995 e 2010 e tem como principal característica ser a primeira geração de nativos digitais

Mas não é só isso, essa geração se destaca não apenas por sua familiaridade com a tecnologia, mas também por sua crescente conscientização sobre questões ambientais e sociais. Embora compartilhem alguns costumes com a geração anterior, os membros da geração Z foram criados em um contexto de maior preocupação com o futuro do planeta.

Essa combinação de natividade digital e senso de responsabilidade socioambiental faz da geração Z uma das mais engajadas na construção de um mundo mais sustentável. Eles têm demonstrado uma forte preocupação com o meio ambiente e a justiça social, refletindo essas prioridades em suas escolhas de consumo e estilo de vida.

Qual é o comportamento de consumo da geração Z?

A Geração Z está redesenhando a forma como consumimos. Eles estão mais atentos à origem dos produtos, às práticas das empresas e ao impacto de suas compras. 

De acordo com pesquisa recente da Cone Communications, 73% dos millennials e 67% da geração Z estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços sustentáveis. Além disso, 63% do primeiro grupo e 57% do segundo afirmam que estão mais propensos a apoiar marcas que se comprometem com iniciativas sustentáveis.

E, por conta disso, as marcas já estão se adaptando a esta necessidade sustentável da nova geração e adotando práticas mais sustentáveis, amigáveis ao meio-ambiente. Veja algumas das atitudes que estão adotando:

Valorização de empresas sustentáveis e éticas

Para a Geração Z, não basta o produto ser bom, eles precisam saber se a empresa tem responsabilidade social e ambiental. Dessa forma, marcas que testam em animais, poluem o meio ambiente ou exploram trabalhadores não têm boas chances com esse público. 

Preferência por produtos locais e artesanais

A valorização de produtos feitos localmente, por pequenos produtores e de forma artesanal, é uma prática adotada pela que ajuda a fortalecer a economia local, reduz a pegada de carbono e incentiva um consumo mais humanizado. 

Compartilhamento e economia colaborativa

 A Geração Z abraçou a ideia de compartilhar ao invés de possuir. Eles usam aplicativos para compartilhar carros, alugar roupas e trocar objetos, mais um ponto para a redução do consumo e o desperdício.

Adoção de hábitos mais sustentáveis

Mais disposta a mudar seus hábitos para reduzir o impacto ambiental, a geração Z é aquela que mais usa o transporte público ou bicicleta, evita o desperdício de alimentos, economiza água e faz reciclagem.

Consumo consciente de energia

Muito atenta ao consumo de energia, essa geração procura adotar hábitos que reduzam o desperdício, como desligar aparelhos eletrônicos quando não estão em uso, usar lâmpadas LED e aproveitar a luz natural.  

E não para por aí! Preocupados com a situação mundial atual, a Geração Z sente a necessidade de utilizar fontes de energia renovável, para garantir uma economia financeira e um planeta mais verde.

O que a geração Z pode nos ensinar sobre consumo consciente?

Apesar da pouca idade, a geração Z tem muito a ensinar quando o assunto é consumo consciente, e, alguns dos principais aprendizados para iluminar nosso caminho para um futuro melhor são:

  • Pensar no impacto das nossas escolhas: antes de comprar, é importante refletir sobre as consequências daquela aquisição para o meio ambiente e para a sociedade.

  • Valorizar o consumo local: comprar de pequenos produtores e marcas locais ajuda a fortalecer a economia da região, além de reduzir a emissão de poluentes com o transporte de mercadorias.

  • Compartilhar e reutilizar: nem sempre é preciso comprar coisas novas. Compartilhar, trocar e comprar itens usados são ótimas formas de economizar recursos e reduzir o desperdício.

  • Adotar hábitos sustentáveis no dia a dia: pequenas mudanças, como usar transporte público, economizar água e energia e reciclar o lixo, fazem uma grande diferença quando adotadas por muitas pessoas.

  • Investir em energia limpa e renovável: a adoção de fontes de energia sustentáveis, é fundamental para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas, garantindo um futuro para todas as gerações.

O exemplo da geração Z nos mostra que o consumo consciente não só é possível, como também urgente. Se todos nós adotarmos hábitos mais sustentáveis, podemos construir um planeta melhor para as próximas gerações, aliando tecnologia, praticidade e sustentabilidade. 

Afinal, escolhas conscientes iluminam o futuro, não é mesmo? E com a Flora, é possível fazer escolhas mais sustentáveis pagando menos por isso. 

No nosso serviço de energia limpa por assinatura, oferecemos uma alternativa 100% digital, sem obras e sem custo. Ou seja, você pode optar por uma fonte de energia mais sustentável sem sair de casa e sem gastar nada a mais por isso. É só vantagem!

E aí, topa entrar nessa com a gente? Com a Flora, cada conta de luz se transforma em uma oportunidade para fazer a diferença em um planeta mais verde!

Compartilhe nas redes sociais:

Quer economizar até 25% em sua conta de luz?

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.

Close Bitnami banner
Bitnami