Tendências em energia solar: rumo a eficiência energética.

A busca por fontes renováveis de energia tem impulsionado os avanços tecnológicos na área da energia solar. Novas tendências surgem a cada ano e as novidades trazem uma expectativa de que em breve o Brasil conseguirá atingir, além da maior eficiência energética, uma redução de custos em energia limpa para a população. Para entender mais sobre o assunto e em quais direções essas tecnologias estão avançando, confira este artigo completo.

Tendências de otimização da energia solar.

O foco está no desenvolvimento de materiais e produtos que garantam maior eficiência na conversão de energia solar em energia elétrica a um custo acessível. Tudo isso visando popularizar a energia solar e permitir o uso crescente desse recurso por consumidores, indústrias e até mesmo para sua inclusão em planos governamentais.”

A eficiência energética dos painéis solares é medida pela quantidade de eletricidade que pode ser convertida por metro quadrado de placa. Essa medição é obtida ao dividir a potência pela área do painel e multiplicar o resultado por 10. Por exemplo, se o cálculo resultar em 15,5%, essa seria a eficiência energética do painel solar em questão.

No entanto, os painéis solares ainda possuem um preço elevado. Mas os avanços em tecnologia buscam mitigar isso com ferramentas e soluções solares mais eficientes e de custo mais baixo. Outra maneira é a geração distribuída, onde os painéis são montados em larga escala e funcionam como fazendas solares de alta performance. A energia é gerada e injetada na rede de distribuição e pode ser consumida em outros locais próximos que estejam conectados à mesma rede elétrica. 

Saiba mais sobre o modelo de Geração Distribuída operado pela Flora Energia, clicando aqui.

Confira as novidades que estão surgindo no mercado e os benefícios que elas trazem para a energia solar com sua adoção em larga escala.

Fotovoltaico Orgânico

Um dos avanços mais notáveis é o desenvolvimento dos Painéis Fotovoltaicos Orgânicos, chamados de OPVs. Essa nova tecnologia utiliza células fotossensíveis impressas em polímeros orgânicos, substituindo as tradicionais placas solares de silício. Eles são mais baratos, mais leves, maleáveis e ainda podem ser instalados em diferentes superfícies. Embora sejam menos eficientes que as placas solares convencionais, elas representam uma alternativa sustentável e com potencial de popularização.

Célula Solar de Perovskita

A utilização da Perovskita, um mineral com propriedades fotovoltaicas, tem ganhado destaque na geração de energia solar. Essa tecnologia substitui os painéis solares de silício por materiais como chumbo ou haleto de estanho. Pesquisas recentes, como a desenvolvida pela Universidade de Michigan, têm demonstrado eficiência de conversão entre 13% e 37%, o que torna essa alternativa promissora para além dos painéis solares tradicionais.

Células de Filme Fino

Essas células são uma inovação que proporciona maior flexibilidade e versatilidade na instalação de painéis solares. Feitas a partir de materiais como silício microcristalino, essas células são menos rígidas e não demandam uma estrutura de suporte tão robusta quanto os painéis convencionais. Além disso, sua maleabilidade permite a instalação em superfícies mais flexíveis, como plásticos, ampliando as opções de localização para a geração de energia solar em massa.

Placas Solares Onduladas

Inspirada na técnica japonesa do “kirigami”, a transformação de painéis solares retangulares em ondulados tem sido uma solução inovadora para aumentar a eficiência energética. Ao captar a luz solar em ângulos diferentes ao longo do dia, as placas solares onduladas maximizam a incidência da radiação solar, aumentando a produção de energia elétrica que pode ser distribuída para inúmeras residências.

Tinta Fotovoltaica

Mais uma inovação é a tinta fotovoltaica, que permite transformar praticamente qualquer superfície em um potencial painel fotovoltaico. Essa tecnologia utiliza uma tinta spray composta por células solares de Perovskita, possibilitando a geração de energia solar em janelas, vidros e outros materiais. Essa abordagem tem o potencial de substituir baterias em dispositivos eletrônicos e promover uma geração de energia limpa em diferentes contextos.

Com o contínuo desenvolvimento dessas tendências, o futuro da energia renovável se mostra promissor, oferecendo soluções sustentáveis para um mundo mais consciente e ecologicamente responsável. 

Saiba mais sobre o consumo consciente pode fazer a diferença.

Na Flora Energia, utilizamos energia solar em algumas de nossas fazendas para promover a energia renovável e a economia na conta de luz de diversas famílias pelo Brasil. O melhor de tudo isso é que não geramos custos com reformas ou instalações, toda a produção e a otimização da energia limpa é por nossa conta. Basta se tornar cliente Flora digitalmente e ter energia limpa na sua residência, além de economizar com essa energia mais barata.

Entenda melhor sobre a distribuição e cobrança da energia renovável acessando este link.

Então, entre em contato conosco agora mesmo para saber mais. Nossos especialistas estão prontos para ajudar você a dar os primeiros passos rumo a um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.

 

Fale com um consultor!

 

E aí? Curtiu esse conteúdo? Deixe seu comentário, siga a Flora Energia e compartilhe com mais pessoas. Juntos, vamos construir um mundo mais verde e sustentável!

Veja também...

Flora-Economia

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.

Close Bitnami banner
Bitnami