Petróleo: poluição, impacto ambiental e consequências no meio ambiente

O petróleo, indiscutivelmente, é uma das maiores conquistas industriais da humanidade, mas também se revela como um dos maiores vilões para o meio ambiente

Os desastres decorrentes da poluição do petróleo têm causado danos irreparáveis a ecossistemas inteiros, prejudicando a vida selvagem, contribuindo para a poluição marinha e ameaçando o equilíbrio ambiental. 

Vamos iluminar esse assunto? Continue a leitura e entenda mais sobre o impacto da queima de combustíveis fósseis, os aspectos negativos ocultos por trás das indústrias petrolíferas e a urgência de mudanças, afinal, um planeta mais sustentável não pode estar a anos-luz das nossas vidas.

O impacto da queima de combustíveis fósseis no meio ambiente

A cada ano que passa, a poluição ambiental só aumenta e um dos principais fatores responsáveis por isso, é sem dúvidas, a queima de combustíveis fósseis como o petróleo. Pois é, apesar de ser essencial para a produção industrial e para o nosso dia a dia, é difícil negar os danos que ele pode causar ao meio ambiente

Por isso, é super importante entender a fundo quais são esses impactos, trazer luz para a conscientização acerca dos danos ao meio ambiente, e buscar alternativas mais limpas e sustentáveis.

Quais são os impactos ocultos do petróleo no dia a dia?

Você sabia que a queima de combustíveis fósseis como o petróleo deixa um rastro de prejuízos invisíveis por toda a parte? 

Isso mesmo, sua queima é responsável pela emissão de gases do efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global e aceleram as mudanças climáticas, além de poluir o ar, provocando e agravando uma série de problemas de saúde na população.

E não para por aí: o petróleo pode afetar nossas vidas e o meio ambiente de várias outras formas, até porque seus derivados estão por toda a parte. Mas não se preocupe, mais para a frente vamos te mostrar que existe, sim, luz no fim do túnel.

Quais são os derivados do petróleo?

Para se ter uma ideia da relevância do petróleo, reunimos algumas situações em que ele está presente, se liga:

  • Na estrada: a gasolina e o diesel que movem nossos carros, caminhões, ônibus e motocicletas vêm direto do petróleo.

  • No uso diário: aquele plástico presente em quase tudo ao nosso redor, como em embalagens, utensílios domésticos, eletrônicos, brinquedos, tem como principal ingrediente o petróleo.

  • Nas ruas e rodovias: o asfalto que pavimenta nossas estradas e rodovias também é um subproduto do petróleo.

  • No guarda-roupa: alguns tecidos sintéticos, como o poliéster, são feitos com base em petróleo.

  • Na energia elétrica: em algumas usinas termelétricas, o petróleo é usado para geração de energia.

Com essa visão, ficou mais clara a necessidade de buscar alternativas mais limpas e sustentáveis, não é?

Como ocorre a poluição ambiental por petróleo?

A poluição causada pelo petróleo começa desde o momento da sua extração até a sua utilização. Especificamente aqui no Brasil, a gente sentiu na pele essa realidade em 2019, quando aconteceu um derramamento de petróleo no mar que atingiu mais de 500 praias do Nordeste e do Sudeste.

Além de ter afetado mais de 4,3 mil quilômetros de faixa litorânea e quase 120 municípios, esse evento colocou o país na rota de acidentes internacionais decorrentes do derramamento de petróleo no mar. Tudo isso, segundo especialistas, foi resultado de práticas de desenvolvimento insustentáveis e de uma crise ambiental.

O vazamento impactou diretamente os serviços ligados ao ambiente marítimo e o turismo, já que as praias das regiões atingidas eram um grande atrativo para o público nacional e internacional. Além disso, os pescadores também foram prejudicados, afinal os peixes e a fauna local sofreram danos permanentes com a contaminação pelo petróleo, se tornando impróprios para o consumo.  

Por fim, a Defesa Civil e o Ministério da Saúde recomendaram que a população se mantivesse longe das áreas atingidas para evitar a ingestão acidental da substância, que poderia causar problemas pulmonares e circulatórios.

A poluição do petróleo e sua relação com a economia

Como vimos, a poluição do petróleo pode atingir a natureza, a economia e a saúde humana, tudo ao mesmo tempo.

Todo ano, milhões de barris de petróleo são derramados nos oceanos e mares do mundo, impactando diretamente o meio ambiente e a vida de muitas comunidades costeiras e suas economias – uma situação extremamente alarmante.

Qual o impacto econômico causado por esse desastre ambiental?

Com os derramamentos de petróleo, os oceanos ficam contaminados, prejudicando os peixes e outras formas de vida marinha. Tudo isso afeta diretamente as atividades de pesca, que é o ganha-pão de muitas comunidades costeiras e responsável por movimentar a economia local.

O turismo também é afetado por essa contaminação, afinal, quem gostaria de visitar praias poluídas pelo petróleo? Tudo isso gera uma queda no número de visitantes e na renda gerada pelo setor turístico nessas regiões.

E tem mais, o custo de limpeza e recuperação após um derramamento de petróleo são astronômicos. Segundo o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), tentar corrigir esses desastres pode custar bilhões de dólares anualmente para os países afetados.

Como a queima de petróleo afeta a qualidade do ar e a saúde humana?

Assim como outros combustíveis fósseis, a queima do petróleo acaba prejudicando a qualidade do ar que respiramos, devido ao dióxido de carbono liberado nessa reação química. 

Sabia que essa poluição gerada pelo petróleo, além de contribuir com o efeito estufa e o aquecimento global, pode causar sérios danos à saúde humana?

A exposição a vapores tóxicos e ao contato com águas contaminadas por petróleo pode provocar um aumento nos problemas respiratórios, como infecções, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e até câncer de pulmão, além de irritações na pele e distúrbios neurológicos.

Para você ter mais claridade do tamanho do problema, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do petróleo pode estar relacionada a mais de 50.000 mortes prematuras por ano em todo o mundo. Por isso, a busca por alternativas mais limpas e sustentáveis de energia é tão urgente.

Conheça soluções sustentáveis para diminuir a poluição do petróleo

Em um mundo cada vez mais consciente dos impactos ambientais, a busca por soluções sustentáveis para reduzir a poluição do petróleo se tornou uma tarefa do cotidiano. E a boa notícia é que já existem diversas alternativas surgindo.

Em vez de usar plásticos derivados do petróleo, é possível optar por materiais reciclados ou biodegradáveis, assim como para substituir a energia gerada por combustíveis fósseis, com a solar e eólica, por exemplo, fontes de energia limpas e renováveis.  

Cada pequeno ato faz a diferença, e já que a vida é feita de escolhas, que tal escolher sua energia? Nesse movimento todo, a Flora está jogando junto, simplificando o acesso à energia limpa de maneira simples e transparente. Vem entender melhor!

Como a Flora Energia contribui para um mundo mais sustentável?

Aqui na Flora, somos totalmente comprometidos em viabilizar o acesso à energia limpa e sustentável, combatendo a poluição causada pelo petróleo. Por isso, estamos sempre buscando alternativas em tecnologias de ponta, como a energia solar, para proporcionar alternativas eficientes e amigáveis ao planeta. 

E sabe o que é mais legal? No nosso serviço de energia limpa por assinatura, oferecemos uma alternativa 100% digital, sem obras e sem custo. Ou seja, você pode optar por uma fonte de energia mais sustentável sem sair de casa e sem gastar nada a mais por isso. É só vantagem!

E aí, topa entrar nessa com a gente? Com a Flora Energia, cada conta de luz se transforma em uma oportunidade para fazer a diferença em um planeta mais verde! 

Compartilhe nas redes sociais:

Quer economizar até 25% em sua conta de luz?

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.

Close Bitnami banner
Bitnami