O que é kWh e como funciona o cálculo em sua conta de energia?

Sabia que as bandeiras tarifárias podem encarecer sua conta de luz, adicionando aproximadamente R$ 14,20 para cada 100 kilowatts-hora (kWh) consumidos? Essas bandeiras são ativadas quando há necessidade de geração de energia extra pelas usinas termelétricas, que possuem um custo maior.

Mas, como tudo isso se relaciona com o kilowatt-hora que aparece em sua conta de energia? Para entender o que é kWh e como ele impacta seu bolso é simples: continue a leitura que a gente te conta!

Clique aqui e veja esse conteúdo no Instagram!

O que é kWh?

Em algum momento você já deve ter ouvido falar em kWh, certo? O quilowatt ou kilowatt-hora, kWh, é a unidade que usamos para medir o consumo de energia elétrica.

E, na sua conta de luz, o kWh mostra o quanto de energia você consumiu no mês, então, quanto mais tempo seus aparelhos ficarem ligados, maior será o consumo em kilowatts-hora e o valor da sua conta.

Por isso, se você quer gerenciar melhor seu consumo de energia para economizar e reduzir custos, entender o que é kWh é mais do que necessário.

Vamos tornar esse conceito mais claro? Se liga nessa explicação:

O que é kWh e como funciona o cálculo em sua conta de energia
  • O “k” (quilo) representa 1.000 unidades;
  • O “W” (watt) representa a unidade de potência elétrica;
  • O “h” (hora) indica o período de consumo em horas.

Então, quando falamos em kWh, o assunto é a quantidade de energia consumida quando um equipamento de 1.000 watts fica ligado por uma hora. Outros múltiplos de Watt-hora são:

  • Megawatt-hora (MWh), que equivale a 1.000 kWh
  • Gigawatt-hora (GWh), que equivale a 1.000 MWh
  • Terawatt-hora (TWh), que equivale a 1.000 GWh

E tem mais: aqui a gente te ajuda a gastar menos energia para entender tudo isso e ainda oferece opções de energia limpa e com desconto todo mês na conta de luz. Conta com a Flora pra te ajudar na conta!

Dá para saber quantos kWh um eletrodoméstico irá consumir?

Sim, é possível! Você pode prever a quantidade de kWh (kilowatt-hora) que um eletrodoméstico vai consumir, desde que se conheça sua potência e o tempo que fica ligado

Ah, e para ter uma ideia mais precisa, é importante considerar quanto tempo em média por dia ou por mês você usa esse eletrodoméstico. Mas não se preocupe, a gente te mostra como fazer esse cálculo no próximo tópico, combinado?

Antes de tudo, vale a pena lembrar que outros fatores também podem influenciar no consumo real de energia, como: o modo de operação do aparelho, sua eficiência energética e até mesmo pequenos ajustes no seu uso podem fazer a diferença.

Como calcular kWh?

Se você está precisando de uma luz para economizar na sua conta de energia, é importante saber quais são os aparelhos com maior consumo. A lista de “vilões” da conta de luz inclui eletrodomésticos como ferro de passar, ar-condicionado e chuveiro elétrico, por exemplo.

A boa notícia é que não é difícil descobrir quanto cada um deles consome, então vem no passo a passo que vamos te ensinar a fazer esse cálculo de forma clara e prática.

Exemplo prático: calculando o consumo de um chuveiro elétrico

Vamos usar o exemplo do chuveiro elétrico? Assim como todo eletrodoméstico, a potência dele é medida em Watts (W) e você pode encontrar essa informação na embalagem do produto.

Digamos que esse chuveiro tenha 6.500 W de potência e que, ao longo de um mês, ele seja usado por 20 horas. Com essas informações, basta multiplicar a potência do chuveiro pelo tempo de uso:

6.500W x 20 horas = 130.000 Wh em 30 dias.

Agora sabemos que nosso chuveiro consumiu 130.000 Wh em um mês. O próximo passo é transformar esse valor em kWh, dividindo o resultado por 1.000:

130.000Wh / 1.000 = 130 kWh.

Pronto! Nosso chuveiro consumiu 130 kilowatt-hora ao longo de um mês. Para saber quanto isso representa em reais, é só multiplicar esse valor pela tarifa cobrada pela sua companhia de energia elétrica. Parece fácil demais, né? É porque é.

Só não esqueça que esse é apenas o consumo do chuveiro. Cada aparelho tem uma potência diferente e são usados com outra frequência de tempo, assim, cada um precisa de um novo cálculo específico.

A potência que consta em cada aparelho elétrico indica a energia que ele consome em uma hora. Por exemplo, se você tem um aquecedor a óleo com potência de 1.500 W (Watts), isso significa que ele vai consumir essa quantidade de energia se ficar ligado por uma hora.

Mas o cálculo é o mesmo, então agora você já pode descobrir quanto vai gastar de energia antes mesmo da conta chegar! Com esse conhecimento em mãos, fica mais fácil planejar seu consumo e buscar formas de economizar.

Por que é importante acompanhar o consumo mensal de energia e seus benefícios?

Ficar de olho no consumo mensal de energia é essencial para economizar e adotar um estilo de vida mais sustentável. Quando você entende o quanto de energia está usando em casa ou no trabalho, fica mais fácil identificar hábitos que levam ao consumo excessivo e tomar medidas para evitar o desperdício.

Esse monitoramento oferece vários benefícios: além de ajudar no planejamento financeiro, já que os gastos com energia costumam representar uma boa parcela das despesas, ao identificar picos de consumo, você pode regular seu uso de eletrodomésticos e iluminação, podendo dar adeus para surpresas desagradáveis na conta de luz.

Por último, consumir energia de forma consciente contribui para a preservação do meio ambiente, diminuindo a demanda, ajudando a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o uso de recursos naturais. Energia limpa. Consciência também.

Como a Flora te ajuda a economizar ainda mais na conta de luz

Não é porque sua energia funciona que ela chega do melhor jeito até você. Com a Flora, você economiza na conta de luz sem precisar instalar painéis solares.

Os painéis existem, sim, e a energia vem deles. Porém, eles ficam conectados na rede de distribuição e não na sua casa. Ou seja, nada de obras ou gastos extras – tudo é 100% digital e você só paga pelo que consumir!

Nossas fazendas de geração de energia renovável alimentam o sistema elétrico da sua distribuidora e em troca, recebemos créditos de energia (SCEE) que são convertidos em descontos direto na sua conta.

Agora você pode aproveitar todos os benefícios de uma energia limpa e ainda reduzir suas despesas mensais. Faça uma simulação da sua economia mensal e anual no nosso site e faça parte.

Com a Flora, é a sua vez de ter desconto na conta!


Compartilhe nas redes sociais:

Quer economizar até 25% em sua conta de luz?

Quer economizar até 20% em sua conta de luz?

Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.

Close Bitnami banner
Bitnami