Existem diferentes modalidades definidas pela Aneel de acordo com o consumo e demanda de potência da unidade consumidora.
Para entendermos as modalidades tarifárias é importante ter em mente alguns conceitos importantes sobre o que é consumo e demanda de energia:
– Consumo: é a quantidade de energia consumida no tempo.
– Demanda: é a potência instantânea demandada por um equipamento ou conjunto de equipamentos.
Além disso, é preciso entender também sobre os grupos tarifários que os consumidores de energia estão classificados, levando em consideração a tensão em que são atendidos pelas distribuidoras de energia:
– Consumidores do GRUPO A são os atendidos em média ou alta tensão. Normalmente representados por empresas de médio ou grande porte.
– Consumidores do GRUPO B são os consumidores atendidos em baixa tensão. É nesse grupo que as residências, pequenos comércios, edifícios residenciais se enquadram.
Para aqueles enquadrados no GRUPO A, existem diferentes tipos de modalidades tarifárias:
Verde: modalidade caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia, e uma única tarifa de demanda de potência. Geralmente, enquadram-se nessa modalidade indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte, como supermercados;
Azul: nesta modalidade, são aplicadas tarifas diferenciadas de consumo e de demanda de acordo com o horário de utilização da energia no dia.
Já as tarifas do GRUPO B temos:
Branca: modalidade caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia;
Convencional Monômia: tarifa única de consumo de energia, independente das horas de utilização do dia.
Para entender qual a modalidade tarifária mais adequada, primeiro é necessário ter um entendimento claro de como o consumo e a demanda de energia ocorrem ao longo do dia. Apesar de parecer complexo, esse é um tema muito importante na hora de buscar possibilidades de redução de custos de energia.
O recomendado é realizar um estudo técnico para avaliar qual das modalidades é aquela apresenta a maior eficiência para sua empresa ou residência.
Hoje em dia, é possível adotar tecnologias que auxiliam no monitoramento do consumo em tempo real, fator que contribui para encontrar oportunidades de reenquadramento tarifário.
Venha já para a Flora Energia e deixe de pagar caro! Sem custos, sem obras e de forma 100% digital você economiza e ainda contribui com o meio ambiente.